sexta-feira, 14 de setembro de 2012

AULA DE FILOSOFIA - Cultura e Discurso Ecológico


AULA DE FILOSOFIA - (atividade correspondente a aula do dia 14/09/2012)

"CULTURA: Discurso ecológico e influência cultural"


Prezados alunos,


Na nossa última aula de Filosofia, vimos como o discurso ecológico se apodera de certos conceitos culturais (ou de certas ideias de "cultura") para muitas vezes justificarem uma forma de dominação. O nosso contexto é o de discutir o meio ambiente como algo a ser preservado. Até ai tudo bem, porém, percebemos que esse discurso sobre a natureza também serve como argumento para determinados "grupos culturais", empresarias, movidos por uma lógica totalmente semelhante ao que foi gerado no decorrer de toda nossa história, que influenciam não só nossa cultura (a brasileira), mas de todo terceiro mundo (os países em desenvolvimento o quintal do mundo)  que ainda sonha com o "desenvolvimento" que a décadas e décadas, estamos na "peleja".
Na verdade, fica até claro que não deixamos de servir como "quintal", ou oficina de "produção" para as "elites universais" consumidoras e devastadoras dos recursos naturais, pois eles continuam a consumirem, e a nos explorarem.





Em nossa aula trabalhamos com a música Paz Verde do grupo de Hardcore capixaba Dead Fish (música do álbum Sonho Médio), música que mostra toda hipocrisia em torno de um discurso falso, sectária e claro, desumana.
Essa música foi escolhida exatamente por conta de tratar de forma bem crítica uma temática tão séria, mas que a ganancia e o desejo de lucrar já tem se apoderado de problema como mais uma forma de ampliar seus lucros. Na música Paz Verde, passamos por uma breve história da nossa colonização, além de nos levarem a recordar fatos históricos, como as grandes convenções internacionais (como a Rio+20, que aconteceu esse ano na cidade do Rio de Janeiro) em defesa da Natureza, e aos grandes faturamentos dos países desenvolvidos em cima dos em "desenvolvimento", entres as mais diversas questões discutidas e levantadas em nossa aula de Filosofia.


Confira a letra da Música Paz Verde e o vídeo para refrescar a mente com as mensagens críticas dessa banda de Hardcore do terceiro mundo.

Ops! só uma coisa: não deixem de comentarem! até a próxima atividade!.

DEAD FISH – PAZ VERDE.


Enquanto o índio e o povo são massacrados
por todo mundo se vociferou
aquele povo, aquela gente,
pulmão do mundo, tudo que sobrou.
Destroem por maldade os imbecis.
São o próprio diabo de nossa religião, malditos pobres.
Malditos imundos que não sabem lucrar,
pedem dinheiro pra se endividar.
Vamos criar uma instituição,
uma instituição nacional pois o verde queremos salvar.
Paz verde!!
Hipocrisia mundial!!
Seus bancos a cobrar,
meu povo a morrer…
Não me venha com retórica terceiro mundista
seu incompetente miscigenado,
a culpa não é do capital!
O meu império ecologista sabe lucrar,
sabe vender e o que é melhor,
a selva foi internacionalizada.
Índio iludido pensou que fosse melhorar,
todas as bandeiras (do G7) estavam lá!
Mas o que se viu foi mais uma divisão,
índios tiveram que financiar suas ocas em bancos silvestres.
Paz verde!!
Hipocrisia mundial!!
E o FMI?
E os juros a pagar?!
Talvez se não tivéssemos sido colonizados
e se tivessem deixado o índio em paz….
mas depois desta retórica suja, sectária e desumana,
foi você que nos ensinou
a comprar,
a vender
e a lucrar!!
Paz verde!!
Hipocrisia mundial!!
Vocês a consumir
e nós a produzir….

música: Paz Verde / Autoria: Rodrigo / Banda: Dead Fish.





Aula de Filosofia
Prof. Thiago Roque (Filosofia - LEI)

4 comentários:

  1. Nome: Gefersom Ferreira N°: 12. Série: 3°C


    Tecnologia e Meio Ambiente
    Dois assuntos distantes, mas que têm que andar juntos

    A tecnologia tem uma evolução muito rápida – se compararmos um celular de 10 anos atrás tem nada parecido com um de hoje –, ela evolui de acordo com nossa necessidade fazendo com que haja mais e mais produtos eletrônicos, onde muitos deles prejudicam o meio ambiente, com isso as novas tecnologias foram obrigadas a caminhar lado a lado com nossa natureza. Novas ideias de produtos ecologicamente correto foram propostas e aceitas. As empresas são uma grande influência para a poluição tanto para o ar quanto em poluir rios.

    A velocidade do mundo de hoje é acelerada, muito acelerada, e a tecnologia caminha com ele. De acordo com nossas necessidades novas tecnologias são inventadas a cada momento, e muitas delas são prejudiciais ao meio ambiente como os carros, energia elétrica, as fábricas, enfim, a maioria delas prejudicam, mas como o prejuízo está sendo grande e nós estamos “sentindo na pele” novas formas de tecnologias foram inventadas ou outras aperfeiçoadas como os carros mais econômicos que poluem menos, ou também em fazer postos de recebimentos de celulares, pilhas e remédios vencidos ou estragados. Essas foram as primeiras iniciativas da tecnologia pra o convívio com a natureza.

    Depois foram surgindo os “ecologicamente corretos” como as sacolas oxi-biodegradável, garrafas de refrigerante reutilizável, surgiram os pen drives ecológicos, casas ecológicas ou hotéis, enfim várias novas ideias foram aparecendo e saindo do papel. A partir deste momento a tecnologia foi obrigada a caminhar lado a lado com o meio ambiente fazendo com que seja menos poluído. Mas ainda é pouco, pois está sendo menos poluído, então apesar de minimizado ainda há poluição, não que isso seja não importante, pelo contrário, mas ainda há muito para melhorar a situação do aquecimento global, só que é assim no início como aquele ditado “de grão em grão a galinha enche o papo”, tem que ser assim no início e continuar progredindo a cada dia que passa.

    Nós não podemos deixar que fiquem inventando algo que minimize a poluição e fazermos nada, então fazermos coisas ecológicas em casa como não desperdiçar água, economizar energia elétrica, jogar lixo na lixeira e cada lixo em sua lixeira adequada (lixo seco, orgânico, etc), andar menos de carro, todos nós podemos fazer a diferença cada um com sua consciência, pois ela quem te influencia se quer ir ao caminho certo ou o errado, onde geralmente o errado é o mais fácil e cômodo.

    ResponderExcluir
  2. Nome: Giselly Bertuleza N°:13. Série :3°C. Turno: Tarde.

    A sociedade se baseia no consumo e na produção, a qual provoca impactos ambientais, causados pela modernização industrial e tecnologia, quanto mais os homens querem propicia um convívio equilibrado e uma interação saudável, eles acabam prejudicando o meio ambiente, a nossa moradia, a sua própria moradia , apenas com um pensamento egoísta, pensando apenas em seu lucro. Prejudicam o meio ambiente pessoas de baixa renda, e grande parte da população lutando para que haja a preservação do meio ambiente, lutando pelos direitos iguais, enquanto eles apenas lucram do nosso suo. Alertam as pessoas sobre os problemas ambientais, sobre seus direitos, mas do que adianta se '' eles '' próprios não ajudam, não tentam se conscientizar,

    ResponderExcluir