sexta-feira, 17 de agosto de 2012

MATEMÁTICA E SUAS TECNOLOGIAS NO EXAME NACIONAL DO ENSINO MÉDIO


MATEMÁTICA E SUAS TECNOLOGIAS NO EXAME NACIONAL DO ENSINO MÉDIO


fonte da imagem: http://100porcentomatematica.blogspot.com.br/

Se tratando de Matemática e suas Tecnologias no Exame Nacional do Ensino Médio, leva logo aos alunos pensarem: “mais o ENEM não é uma prova contextualizada com os acontecimentos do Mundo? Então como vou aplicar a matemática nesse contexto? Pois Bem. Com esse ano teve jogos Olímpicos, a prova de Matemática e suas Tecnologias, pode ser cobrada com qualquer tipo de esporte que participa dos jogos, como por exemplo, uma maratona. Porém, especialista e professores de matemática já sondaram o que pode cair, e dois temas precisam estar na ponta da língua dos estudantes segundo esses professores, sendo esses temas: porcentagem e proporção, principalmente quando aplicados a interpretação de tabelas e gráficos, que diga-se de passagem, é bastante utilizado nos jogos olímpicos. Análise combinatória, probabilidade e progressões aritméticas e geométricas também são bastante comuns, nesse exame, portanto, não podem ser deixados de fora.
Segundo professores que debatem muitos nas redes sociais os possíveis conteúdos do ENEM, há uma gama de conteúdos exigidos, mas o foco é principalmente a análise de dados e de representações gráficas, além de questões relacionadas às funções, tanto na forma gráfica quanto na análise matemática mais profunda. Segundo o professor Lúcio Coelho “Além disso, a geometria também é muito importante. É essencial dominar os conteúdos da geometria plana e transferir esses conhecimentos para a geometria espacial, ao enxergar quais formas planas formam o sólido que é apresentado”. Para o professor Paulo Henrique Silva, os temas citados são mais fáceis de serem contextualizados e por isso aparecem em muitas perguntas e ao mesmo tempo.

O mais importante e uma das principais coisas que o aluno deve fazer, é ler toda a prova, porque a mesma é feita de forma que serão poucos os que conseguem chegar até o final de sua realização.

Então boa sorte e bons estudos!

Dicas para estudar (conteúdos):

  • representações gráficas.
  • funções.
  • geometria, geometria plana, geometria espacial, formas planas e formas sólidas.
  • porcentagem e proporção.

  • Gráficos, Análise combinatória, probabilidade, progressões aritméticas e geométricas.


Fontes:




Nenhum comentário:

Postar um comentário